E aew galera blz?

Conhece o Club da Programação? Não?!?

Segue um texto rápido sobre o que é e como você pode fazer parte.


Autor: Thyago Maia

O Clube de Programação do Unipê
Competições de programação, destinadas a alunos de graduação e início de pós-graduação na área de Computação e afins, promovem a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca de novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão. Segundo a Sociedade Brasileira de Computação (2016), a cada ano, instituições de ensino e grandes empresas da área têm valorizado os alunos que participam de competições de programação.
Os times de cada instituição são compostos normalmente por três alunos, que tentarão resolver no período de até 5 horas o maior número possível de problemas, entregues no início de cada competição. Cada questão simula um problema real que um programador pode enfrentar no dia a dia. Para resolver cada questão, as equipes utilizam ferramentas de programação, além de conhecimentos da ciência da computação, matemática e estatística. Atualmente, existem competições estaduais, regionais, nacionais e até internacionais, promovidas por grandes Empresas de tecnologia da informação e órgãos de fomento reconhecidos mundialmente. Várias universidades do Brasil desenvolvem projetos com o objetivo de treinar alunos e desenvolver concursos locais com foco na escolha dos melhores times que irão representá-las em competições de programação.

Segundo o portal Nossa Ciência (2016), a fórmula para estar entre os melhores tem sido executada com mais ou menos eficiência pelas instituições e competidores. Instituições habituadas em ter representantes nesse tipo de evento costumam investir em projetos de extensão e/ou pesquisa que dê suporte aos seus alunos, oferecendo as condições necessárias à sua participação. Os alunos têm que dedicar horas e horas aos exercícios, a partir de um programa de treinamento definido por tais projetos, cujo conteúdo é majoritariamente a simulação do ambiente da competição, levando os alunos à tentativa de resolução de problemas similares aos de competições existentes.

A meta do Clube de Programação é justamente oficializar o que os cursos da UBTECH/TI Unipê já vêm executando desde 2012 a partir das disciplinas de programação que integram as suas grades curriculares, que é motivar os alunos do Centro Universitário de João Pessoa a participar de competições de programação, além de fomentar competições locais e workshops com foco na temática do clube para a comunidade de desenvolvedores de João Pessoa, graças à parceria firmada recentemente com o GDG João Pessoa (Google Developer Group). Dessa forma, alunos do UNIPÊ e integrantes do GDG João Pessoa podem trabalhar de forma contextualizada e competitiva todo conteúdo abordado nas disciplinas de programação. Tais competições são uma excelente ferramenta para que os alunos possam adquirir competências e habilidades acadêmicas e profissionais fora da sala de aula, além de representar suas respectivas IES em competições do conhecimento.

 

Referências:
NOSSA CIÊNCIA. Instituições do Nordeste Despontam em Maratona de Programação. [online]
Disponível na Internet via WWW. URL: http://www.nossaciencia.com.br/instituicoes-do- nordeste-despontam- em-maratona- de-programacao. Arquivo capturado em 01de dezembro de 2016.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE COMPUTAÇÃO. O que é a Maratona de Programação?. [online]
Disponível na Internet via WWW. URL: http://maratona.ime.usp.br/info16.html. Arquivo capturado em 01 de dezembro de 2016.

 

Ficou interessado? Aguarde a publicação do cronograma 2017.1 do nosso clube aqui no portal, além dos editais de seleção!