O Club do Android é uma das iniciativas do GDG João Pessoa, apoiando as ações da trilha Android. Nele busca-se estudar a tecnologia e disseminar as novidades sobre a plataforma de aplicativos móveis.

O Club iniciou suas atividades em 2015 em uma faculdade particular em João Pessoa-PB, o Centro Universitário de João Pessoa (Unipê), e tinha como organizador o Prof. Josias Paes. Buscava-se reunir alunos interessados no desenvolvimento de apps para a plataforma. Funcionou como um grupo de estudo e desenvolvimento.

Após seis meses de funcionamento ampliou suas atividades quando se juntou ao GDG João Pessoa. Onde, passou a reunir além dos alunos, todos os interessados em Android, dos quais destacam-se desenvolvedores, profissionais e entusiastas da tecnologia, funcionando como um grupo de estudo colaborativo. Sua metodologia singular tem funcionado com excelência para a realidade local.

Com encontros quinzenais, de 120 minutos e preenchidos com duas palestras/discussões de 60 minutos. Os temas abordados são os mais variados, e tem sido pedagogicamente evolutivo de modo a aprofundar o conhecimento da comunidade.

Todos participam apresentando/palestrando sobre um conteúdo. As apresentações são feitas por equipes de três pessoas que configuram um desenvolvedor mais experiente na plataforma, e dois integrantes que estejam iniciando ou estudando a plataforma. O mais experiente apoia os demais integrantes no estudo, criação e apresentação do conteúdo. Desta forma busca-se incluir os diversos níveis de conhecimento, de modo que também garante-se profundidade do conteúdo.

Outro formato de encontro é configurado quando palestrantes e professores universitários assumem um espaço para apresentar conteúdos novos da plataforma, como foi o caso do Firebase e do Material Design presentes na programação de 2016 do club.

Todos os integrantes do club são convidados a assistir o curso da Udacity “Android Development For Beginners”. O objetivo é que todos consigam adquirir o nivelamento mínimo para participar dos encontros seja apresentando conteúdos, ou aprofundando as discussões.

Por fim, sua característica principal é abraçar a toda comunidade de desenvolvedores e entusiastas da plataforma e do estudos de aplicativos mobile.

Se você ficou interessado, pode acessar ficar mais informado pelos canais:
Facebook  GDG João Pessoa: facebook.com/GDGJP
Whatsapp GDG João Pessoa: whatsapp/GDGJP
Google Groups do Club do Android: GoogleGroups/ClubDoAndroid