Fala galera, nesse post vamos dar algumas indicações de como escrever um bom artigo em nosso portal. Esse post é direcionado aos membros que irão escrever um artigo ou resumo de algum evento relacionado ao GDG, não é necessário seguir a risca tudo que é falado, uma vez que os posts sempre serão revisados.

Mas o que seria um bom artigo?

Em um artigo escrito para um blog, a legibilidade é o foco, e sim parte disso quem determina é o estilo do site, mas o público alvo não abrange só pessoas, então é importante que ele seja legível também pelas diversas ferramentas de busca. Como nós somos uma comunidade que visa repassar o conteúdo estudado, não podemos cobrar dos participantes uma excelente dissertação sobre todos os assuntos, e consideraremos normal os diferentes tipos de abordagem no qual os autores tomarão, então fiquem a vontade enquanto à isso.

Tá, mas como eu faço um artigo legível?

Simples, usando os mais diversos tipos de marcação providos pelo WordPress, como os cabeçalhos (aconselhamos usar o Cabeçalho 3), os atributos alt das imagens e caso necessário o title dos links. Isso ajuda não só o leitor padrão, mas também os que fazem uso de screen-readers, e também as ferramentas de buscas.

Ok, agora eu quero que meu post alcance mais pessoas com as ferramentas de busca, como faço?

No portal do GDG, nós utilizamos de uma ferramenta de Search Engine Optimization, chamada Yoast SEO, ela analisa e avalia o conteúdo escrito do post antes mesmo de ser enviado.

Yoast SEO
O Yoast SEO em ação

Pedimos aos autores apenas dois dos pontos que o Yoast trata, seja bem analisados pelo autor do post, que são o título do post, e o resumo do post, este que requer de um pouco mais de atenção. Para ativar a seção de resumo o autor tem que:

Dica: como inserir um vídeo responsível

Para inserir um vídeo responsível, é só criar uma div com a classe “video-container”, e inserindo o iframe dentro dele, ficando assim:

Imagem Destaque

Para que seu post tenha uma imagem ligada à ele, é necessário enviar uma imagem destaque:

Imagem Destaque

Finalizando um artigo

Ao terminar um artigo, selecione a categoria relacionada ao post, que geralmente será só uma, relacionado ao Club que você participa, escreva algumas tags relacionadas ao conteúdo do post, e na caixa de status, marque como “Revisão pendente” e clique em “Salvar como pendente”, e em seguida comunique aos revisores (Pedro ou Messias) que seu post foi finalizado.