No mês dedicado a comemorar e incentivar o empoderamento das mulheres, o IWD – Mulher Tech Sim Senhor promoveram diversos eventos para marcar as comemorações.

As mulheres fazem parte da TI, marcando importante eventos, como a Ada Lovelance, considerada a primeira programadora por ter desenvolvido os conceitos de loop e subrotina.

No Centro Universitário de João Pessoa (Unipê), faculdade que promove o grupo Array Girls (Woman Tech Makers), realizou neste última sexta-feira (24), às 17h, uma palestra importante sobre a participação da meninas como jogadoras (players) e desenvolvedoras de jogos. A professora Tainá Medeiros do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, apresentou a palestras “Meninas também jogam”.

Outros eventos foram realizados no mês de março pelos grupos de meninas formados nas principais instituições de tecnologia e engenharia, UFPB no campus Rio Tinto e João Pessoa, e no Unipê.

No dia 09 de março, foi realizado a oficina App Inventor, ministrado pela Cícera Vanessa Marques, aluna do curso de Ciência da Computação do Unipê. Esta ferramenta é gratuita e foi desenvolvida pelo MIT em parceria com o Google.

O dia 10 de março ficou marcado pela UFPB no Campus de João Pessoa, onde aconteceu o evento Mulher Tech Sim Senhor, como continuação da comemoração do mês dedicado as mulheres. O tema central foi “Mulheres na Tecnologia, por que não?”, e apresentou programação variada. Algumas participações destacadas são as professoras Thais Gaudêncio (UFPB) e Maria Eulina (UFPB) e da desenvolvedora Lidiane Monteiro (UFRPE). Minicursos de Arduíno e App Inventor foram apresentados após as apresentações.

Em 14 de março, a oficina App Inventor da UFPB do Campus Rio Tinto foi realizado. Em 21 de março, as atividades foram fechadas em Rio Tinto com a palestra “Liderança Ágil”, onde a profissional Guatamara Camacam da Vox Tecnologia, participou como ministrante.

A iniciativa Mulher Tech Sim Senhor incetiva a participação e empoderamento da mulher na área de tecnologia da informação, onde temas técnicos, teóricos, de negócios são abordados. E o GDG João Pessoas incentiva essa atividade através do WTM, iniciativa do Google que você pode conhecer mais clicando aqui.

Valeu, galera! Até a próxima.