O Club do Android é um nincho de trabalho promovido pelo Google Developers Group de João Pessoa. Este trabalho, em particular, objetiva disseminar conhecimento sobre desenvolvimento de aplicativos da plataforma Android. Para saber mais sobre o Club do Android, clique aqui.

No primeiro encontro de 2017 foi realizada uma palestra inicial no qual deu-se as boas-vindas aos novos membros do Club do Android, e também explicou a metodologia dos encontros.

Os membros da comissão organizadora foram apresentados, Caio Viana, Emerson Assis, Ionay Oliveira, Messias Batista, Pedro Fontes. Junto a estes cinco, também fazem parte da comissão Josias Paes e Gustavo Soares, atuando também como mentores em Android.

Como sabido, os encontros serão quinzenais e tem programação de conteúdo definida, havendo possibilidade para novos temas e palestrantes que se programem, previamente, com a Comissão Organizadora.

Cada sábado de encontro uma equipe do grupo de membros se dispõem a apresentar o conteúdo pré-definido. Entretanto, este ano, além do conteúdo também é necessário que a equipe escreva um artigo. Assim, cada apresentação irá gerar conteúdo no portal do GDG João Pessoa.

Em outro momento da apresentação foram mostradas as realizações de 2016:

  • A integração entre GDG e Club do Android;
  • A realização da Study Jams;
  • Os conteúdos vistos nos encontros do ano passado;
  • A palestras de Material Design e Firebase, e;
  • A participação em eventos;

E para 2017 foi apresentada a programação do primeiro semestre. E dentro das atividade falou-se sobre os novos clubs, os eventos que estão pro vir agora em 2017.1  e sobre o desejo que de participarmos, enquanto comunidade, do DevFest Nordeste 2017.

Além disso, foi mencionado que Josias Paes foi à Community Summit 2017, e que lá os responsáveis pelos GDG’s do Brasil e outro profissionais do Google, enfatizaram a importância das atividades do GDG apoiar o programa Women Techmakers e iniciativas que gerem produto social.

Em seguida, foi realizada uma palestra por Emerson Assis e Ionay Oliveira. Eles apresentaram um app que está em desenvolvimento como atividade do Club do Android. Você pode curtir o resumo da palestra de Emerson e Ionay clicando aqui.

Caio Viana, um dos membros da Comissão Organizadora do Club do Android, ainda sugeriu a criação de um club focado na fluência do inglês. O objetivo é criar uma comunidade que possa praticar e aprender o idioma de forma colaborativa, e também que possa estar em constante exercício. Pessoas interessadas em ajudar podem entrar em contato com a comissão do club do android.

Visualizem a apresentação abaixo.
Valeu, e até a próxima!
😉